PROGRAMAÇÃO MM2018 - Dia 2 - 07/09

Uma grande seleção de painéis, workshops e shows!

<<< DIA 1 - 06/09 ......... DIA 3 - 08/09 >>>

 

Dia 02 - 07/09 - Sexta-feira

Dia 02 - 07 de Setembro
Credenciamento

local: Museu de Artes e Ofícios
Horário: 9–17h

Sala Multiuso do Museu de Artes e Ofícios

Painel: "Produtos audiovisuais para música e novas tendências"

Palestrante: Ana Moraes e Olívia Franco (Moviola Mídia Livre)
Horário: 10–11h

Através da internet, os vídeos musicais da indústria cultural contemporânea são um dos principais meios de consumo de música no mundo, tendo se desenvolvido principalmente a partir dos anos 80, com o advento da MTV — por suas produções próprias e pela seleção de vídeos que fazia, que disseminou e consolidou novos gostos e possibilidades de formatos infinitas: videoclipes, sessions, shows ao vivo, melhores momentos de shows e eventos, entrevistas, shortfilms, lyricvideos, albums visuais, documentários etc. Ana Moraes e Olívia Franco fazem parte do Moviola Mídia Livre, um coletivo audiovisual voltado para a produção de vídeos para o mercado da música, e trazem suas visões sobre a funcionalidade de cada produto audiovisual — e como, quando, para quê e por que produzi-los.

Painel: "Uma conversa sobre sonoridades criadas para movimento e imagem"

Palestrantes: Barulhista e Daniel Nunes
Horário: 11–12h

Nossa conversa gira em torno da utilização de sonoridades, ruídos e composições para a criação no contexto da atuação teatral ou cinematográfica, como personagem ou mesmo como esforço estético.a criação de um discurso que em síntese tende a transformar uma atuação teatral ou cinematográfica, agindo às vezes como uma personagem e em outras como um reforço estético.

Painel: "Novos modelos de negócio para o desenvolvimento de carreiras artísticas: experimentando caminhos nas diversas relações do mercado da música."

Palestrante: Verônica Pessoa (Pessoa Produtora/Rizoma Aceleradora de Projetos Culturais)
Horário: 13–14:30h

O mercado da música mudou e trouxe aos artistas e gestores a necessidade de estruturação de seus projetos culturais e o desenvolvimento de métodos de trabalho. Fez-se imprescindível encarar o negócio da música e seu ecossistema. Nesse painel, vamos discutir a criação de novos caminhos de desenvolvimento de carreiras.

Encontro entre Festivais

(apenas para realizadores de festivais)
Horário: 14h30–16h30

Um encontro fechado entre realizadores de festivais e produtores musicais do mundo a fim de compartilhar informações e consolidar possíveis parcerias.

Rodada de Negócios - Meetup

(apenas para credenciados na Rodada de Negócios)
Horário: 16h30–19h

Lounge MM - Jardim das Energias do Museu de Artes e Ofícios

Pocket Consultoria Palco MP3

Consultores: Rosi Benini, Lafaiete Jr., Marcio Brant
Data: 6 e 7 de setembro (quinta e sexta-feira)
Horário: 11–18h

Os consultores estarão disponíveis para atender, no estilo pocket, artistas e produtores que queiram dicas e informações para auxiliar no planejamento de suas carreiras dentro do campo musical. Agende o seu horário NESTE LINK .

Auditório do Centro de Referência da Juventude
*Este espaço conta com tradução simultânea.

Painel: "Mercados de Música"

Palestrantes: Eron Domingues Quintiliano (M.A.T.E./ Música, Arte, Tecnologia e Educação), Fabiana Batistela (Semana Internacional de Música de São Paulo), Joni Schwalbach (Maningue Productions Lda e Mozambique Musica Meeting-MMM), Laura Lopes (Música Mundo), Mounia El Kilani (Visa For Music) e Téo Ruiz (FIMS).
Horário: 10-11h

Vamos discutir a importância dos mercados de música, seu impacto econômico e social, o protagonismo dos trabalhos musicais pós-revolução digital e como o surgimento e o papel das feiras de música refletem a vida do artista compositor. Além disso, o painel pretende levantar ações que catalisam o desenvolvimento de carreira do artista e do produtor musical, como realizar intercâmbios, parcerias e imersões que permitam que diversos agentes se encontrem para ampliarem as suas redes e negócios da produção musical nacional e internacional.

Painel: "Modelos de Negócios Fora da Lei: festivais sem lei de incentivo"

Palestrantes: Bina Zanette e Klauss Pereira (Festival Psicodália) e Mari Martinez e Paulo Zé (Festival Morrostock).
Horário: 11–12h

Vamos abordar projetos de festivais independentes da música que não possuem incentivos de leis ou fundos culturais vinculados ao governo e compartilhar alternativas criativas de realização e captação para fomentar eventos da música independente.

Pitching dos Festivais Internacionais

Palestrantes: Celia Fialho (Palco Sacred Fire no Boom Festival – Portugal), Peter Hvalkof Roskilde Festival e Alice CPH – Dinamarca), Zlata Holušová (Festival Colours of Ostrava, Czech Music Crossroads, Meltingpot Conference, European Forum of Worldwide Music Festivals e Colour Production – República Tcheca), Alfredo Caxaj (Festival SUNFEST World Music & Jazz – Canadá), Alejandro Orellana & Fabiola Pazmiño (Fundação Nacional do Teatro Sucre de Quito e Grupo de Gestão Cultural HiloNegro – Equador)
Horário: 12–13h

Conheça os festivais internacionais que se abrem para a música brasileira. Os participantes dessa conversa vão apresentar seu festival para o público interessado em circulação internacional, destacando, entre outros aspectos, características, linha curatorial e desafios.

Painel: "Festivais de gestão pública"

Palestrantes: André Brasileiro (FUNDARPE e Festival de Inverno de Garanhuns – Pernambuco) e João Wilson (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura)
Mediadora: Marah Costa (Fundação Municipal de Cultural – BH/MG)
Horário: 13–14h

Festivais milionários geridos pelo poder público têm um grande compromisso social e um grande potencial transformador. Conheça como estas experiências brasileiras têm atingido seus objetivos e envolvido a sociedade e cenas artísticas em suas estruturas produtivas e curatoriais.

Painel: "As interfaces entre a música e o audiovisual na contemporaneidade"

Palestrante: Helena Bagnoli (Revista Bravo), Mario Di Poi (Input), Márcio Mazzeron (Music Box) e Diego Alfonso Gomes Guzman (Llorona Records)
Horário: 14–16h

Vamos aprofundar as questões relativas à relação entre música e audiovisual na contemporaneidade, aproveitando as lições do crescimento do audiovisual no Brasil nos últimos 10 anos e discutindo o papel da música como tema central na produção audiovisual brasileira, os canais pagos de TV, os serviços de streaming voltados para a programação musical e os diretos autorais.

Painel: "Criar e produzir entre mulheres: redes e residências latino-americanas"

Palestrantes: Chaya Vazquez, Isabela Leite e Poliana Tuchia (M.A.L.T.A – Mulheres de América Latina reunidas pelo tambor), Nath Rodrigues e Paula Kimo (Zona LAMM – Laboratório de Artes Musicais para Mulheres).
Horário: 16–18h

A reunião entre as representantes da M.A.L.T.A e da Zona LAMM propõe discussões e vivências sobre práticas de criação e produção musical e sugere o compartilhamento de técnicas diversas de composição, com o objetivo de discutir, ampliar e fortalecer o processo criativo da mulher a partir de diferentes linguagens.

Painel: "Festivais de Arte Negra: conexões diaspóricas"

Palestrantes: Moulaye Wam (Selo Wakh'Art Music e Produtora Cinematográfica Khaleebi Production – Senegal) e Viki Style (rapper, b-girl, grafiteira, ativista e gerente de eventos culturais – Uruguai), Victor Magalhães (Produtor e Gestor Cultural/ Palco Hip Hop) e Rosália Diogo (FAN – Festival de Arte Negra, pesquisadora e gestora do Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado – BH/Brasil).
Horário: 18–19h

Reflexões e proposições sobre as experiências diaspóricas de artistas e realizadores negros, com foco no fortalecimento de uma rede criativa e produtiva referente à produção musical, entre as culturas dos países da diáspora africana. Como lidar com os desafios e possibilidades que se apresentam para a manutenção das expressões culturais que têm como matriz o continente africano? O debate vai girar em torno de como pode ser criada uma rede colaborativa internacional que resulte em um processo contínuo de intercâmbio para a promoção e valorização da cultura musical negra pelo mundo, destacando o papel dos festivais.

Aquário (G) CRJ - Centro de Referência da Juventude

Workshop Pitching

Palestrantes: Eli Moura e Adolfo Neto (Iduna Aceleradora – DF)
(vagas limitadas por ordem de chegada, priorizando os participantes do dia anterior)
Data: 06 e 07 de setembro (quinta e sexta-feira)
Horário: 11–13h

O que você precisa para construir um bom pitching e vender seu trabalho? Conhecer o seu produto, entender a essência de como é feito, por que é feito e pra quem é feito. Vamos conversar sobre proposta de valor, segmento de mercado, conceito artístico e geração de conteúdo, além do uso pragmático de dados e indicativos operacionais, financeiros e demográficos dos artistas. No final, será realizada uma apresentação de 20 segundos a fim de que o artista compreenda o universo de venda de forma divertida e envolvente.

Aquário (P) CRJ - Centro de Referência da Juventude

Sessão de Networking: Música Clássica

Mediadora: Joana Boechat
Horário: 13–14h

Um encontro para conversar sobre as mudanças e novas oportunidades na música clássica, voltado para músicos, empreendedores e interessados.

Sesc Palladium - Grande Teatro

Aula Magna de Joe Davis (MIT)

Data: 07 de setembro (sexta-feira)
Horário: 20–22h

Sesc Palladium - Foyer Augusto de Lima

Mostra de Games

Data: 06 a 09 de setembro (quinta a domingo)
Horário: 13–20h

O trabalho dos músicos nos games: como se tornar um produtor de áudio na indústria de jogos

<<< DIA 1 - 06/09 ......... DIA 3 - 08/09 >>>

FAÇA AGORA O SEU CREDENCIAMENTO PARA O MM 2018

Os artistas e projetos musicais credenciados no Música Mundo 2018 têm acesso exclusivo e completo ao evento: Rodadas de Negócios, Encontros Livres, Meet Ups, Encontros Noturnos e ao Festival de Showcases