Regulamento Showcases MM2018

Leia atentamente o regulamento abaixo antes de confirmar sua participação

Música Mundo 2018

Convocatória para showcases nacionais | Música Mundo 2018

Regulamento

O encontro internacional Música Mundo 2018 convoca artistas e grupos musicais para se inscreverem para os showcases que serão realizados nos dias 8, e 9 de setembro de 2018 em Belo Horizonte. A inscrição é gratuita e deve ser realizada através da plataforma Groovelist. A proposta dos showcases é apresentar o trabalho dos artistas com intuito de divulgar a oferta musical brasileira, latino americana e de demais regiões que tiverem interesse em ingressar no circuito internacional de música. Os showcases são shows de 30 minutos de duração que ocorrem durante a programação do encontro para que os artistas tenham a possibilidade de mostrar sua apresentação ao vivo para outros artistas, programadores de casas e festivais, formadores de opinião, representantes de selos e gravadoras e diversos profissionais nacionais e internacionais do mercado da música.

1 - Inscrições:

As inscrições estarão abertas entre os dias 16 de abril e 18 maio (até às 23:59, horário de Brasília - Brasil) de 2018. As inscrições são gratuitas e somente poderão ser enviadas através da plataforma Groovelist, com link disponível no site www.musicamundo.com.br . Não serão aceitos quaisquer materiais físicos enviados via correio ou materiais digitalizados e enviados via email. As inscrições com formulário incompleto ou sem aceitação das condições propostas não serão consideradas. O perfil na plataforma deve estar completo de forma a possibilitar a análise da candidatura.

2 - Participantes:

Poderá se inscrever qualquer projeto autoral, solo ou em grupo, de estilo instrumental ou cancional proveniente de qualquer região do Brasil. Todos os participantes devem ser maiores de 18 anos e serem atuantes no campo profissional da música.

Esta convocatória é direcionada às vagas para artistas Brasileiros ou radicados no Brasil. Artistas internacionais passam por outro processo de seleção.

3 - Seleção:

A relação dos projetos selecionados será divulgada no dia 15 de junho de 2018 no site www.musicamundo.com.br e por email aos selecionados. Os selecionados terão até o dia 30 de junho para confirmar sua participação.

A seleção será feita por curadoria especializada convidada pela equipe do Música Mundo e externa à esta. Para atender aos propósitos de fomento à cena musical mineira, serão reservadas 50% das vagas deste edital para artistas mineiros.

Os curadores externos serão orientados a considerar critérios como etnia, gênero, sexo, classe social e diversidade de estilos musicais. Para deixar o processo curatorial mais transparente serão distribuídos um total máximo de 10 pontos da seguinte forma:

  • Qualidade artística e exemplaridade do projeto musical (0 à 3 pontos)
  • Material apresentado através da plataforma GrooveList (Foto, release, vídeo) (0 à 3 pontos)
  • Diversidade de etnia e gênero (auto declaração de negro, indígena, mulher, trans) (0 à 2 pontos)
  • Trajetória do artista ou grupo inscrito - currículo mínimo de apresentações e atuação no mercado da música (bio/ histórico/ clipping) (0 à 2 pontos)

A avaliação dos critérios acima será realizada mediante o perfil criado na plataforma Groovelist. É indispensável que o perfil esteja completo para a boa avaliação da proposta, incluindo fotos, links de áudio e vídeos e todo o material relevante de apresentação do trabalho.

Os grupos que já se apresentaram em alguma edição do Música Mundo deverão esperar 02 anos para que possam se inscrever novamente. Como critério de desempate, artistas que nunca se apresentaram no evento serão priorizados.

4 - Sobre os showcases:

Os showcases são apresentações de 30 minutos de duração, com finalidade de promoção do trabalho dos artistas proponentes. Na ocasião, o público contará com a presença de cerca de 30 profissionais nacionais e estrangeiros do mercado internacional da música. É um investimento de promoção do grupo que tenha interesse em fazer novos contatos e abrir novas possibilidades com os profissionais da cadeia musical participantes do evento.

O Música Mundo oferecerá infraestrutura e serviços técnicos básicos de palco, som e luz para os artistas, atendendo riders até 32 inputs e incluindo backline contendo bateria ( sem caixa e pratos), 02 amplificadores de guitarra e 01 amplificador de baixo. qualquer equipamento extra é de inteira responsabilidade do grupo, sendo a sua viabilidade negociada com a equipe técnica. Todos os artistas terão acesso ao camarim 1h antes de sua apresentação e até 1h depois da mesma.

Não serão custeados honorários para os artistas interessados em se apresentar no encontro. Também não serão custeados pelo evento gastos com viagem, traslados, hospedagem e demais despesas.

Os horários das apresentações serão definidos pelo evento e informados aos artistas até o dia 15 de agosto de 2018 Os dias das apresentações serão definidos de acordo com as especificidades do evento. Caso algum artista selecionado não tenha disponibilidade para se apresentar na data indicada pelo evento, sua participação será cancelada. As passagens de som e os showcases seguirão pontualmente os horários agendados e deverão ser estritamente respeitados pelos artistas.

5 - Condições:

A inscrição e apresentação das propostas contemplam a autorização por parte do proponente selecionado para a publicação e exibição dos seus produtos artísticos com finalidade unicamente promocional, assim como o uso de imagens de foto e vídeo produzidas durante o Música Mundo 2018. As apresentações somente ocorrerão após a assinatura - por parte do proponente - do documento de Liberação de Uso de Imagem.

O projeto selecionado deverá seguir a legislação de defesa dos direitos de autor, fornecendo as informações sobre repertório, as respectivas autorias e a declaração para liberação da cobrança dos direitos autorais.

Ao se inscrever o grupo se declara de acordo com este Edital e garante que cumprirá todas as exigências do mesmo, sob o risco de desclassificação caso não o faça.

6 - Contrapartidas:

Será fornecido um credenciamento para participação na Rodada de Negócios, para um integrante ou produtor/representante do grupo, podendo ser acompanhado de um assistente ou tradutor a ser providenciado pelo próprio participante.

As equipes de assessoria de imprensa e de comunicação do Música Mundo, cuidarão para que os projetos selecionados sejam amplamente divulgados nas mídias sociais, site, flyers, libretos e plataformas digitais associadas ao MM2018.

Todos os integrantes dos grupos terão acesso livre à todas as outras atividades do evento, que também contemplam seminários, painéis, lounge de convivência.


BELO HORIZONTE, 02 DE ABRIL DE 2018.

FAÇA AGORA O SEU CREDENCIAMENTO PARA O MM 2018

Os artistas e projetos musicais credenciados no Música Mundo 2018 têm acesso exclusivo e completo ao evento: Rodadas de Negócios, Encontros Livres, Meet Ups, Encontros Noturnos e ao Festival de Showcases