Governo do Estado de Minas Gerais e Natura Musical apresentam
EN ES PT
Música Mundo

Convocatória para Programa Inspire

Regulamento

O encontro internacional Música Mundo 2021, edição Música Mundo Conecta, convoca artistas/representantes de projetos musicais e representantes de casas de show para se inscreverem no Programa Inspire – aceleradora de carreiras musicais.

O Programa Inspire é composto por consultorias e encontros colaborativos online, com duração de um a três meses. Participantes podem se inscrever em três modalidades: (A) INSPIRE; (B) INSPIRE Pocket; (C) INSPIRE Casas de Show.

Os encontros serão realizados nos meses de março, abril e maio de 2021, sempre às segundas-feiras. Todas as atividades serão online e os participantes devem possuir uma conta do gmail.

O presente edital busca pessoas que tenham interesse em processos colaborativos e que sejam abertas a proposições, trocas e discussões.

As inscrições são gratuitas e somente poderão ser enviadas através do preenchimento do formulário, com link disponível no site www.musicamundo.com.br.

1 – Inscrições:

1.1. As inscrições estarão abertas entre os dias 14 de Janeiro a 7 de Fevereiro de 2021 (até às 23:59, horário de Brasília). 

1.2. Quem pode se inscrever?

Na modalidade (A) INSPIRE, poderão se inscrever artistas e representantes de carreiras musicais, solo ou em grupo, de todos os estados brasileiros, que tenham trajetória comprovada (20 vagas).

Na modalidade (B) INSPIRE Pocket, poderão se inscrever artistas e representantes de carreiras musicais, solo ou em grupo, de Minas Gerais, em início de carreira (10 vagas). 

Na modalidade (C) INSPIRE Casas de Show, poderão se inscrever representantes de casas de shows sediadas em Minas Gerais e estados limítrofes (Bahia, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo) que podem estar ativas, inativas, em processo de estruturação ou reabertura (15 vagas).

1.3. As três modalidades:

(A) INSPIRE

Com duração total de três meses e 12 encontros, serão oferecidas 12 horas de consultoria especializada, divididas entre encontros coletivos e individuais e um planejamento de trabalho específico para cada carreira. Além de 15 horas de colaboração e troca de experiências entre os participantes mediadas pela equipe do Música Mundo Conecta.

De acordo com uma análise da carreira dos selecionados, a curadoria do projeto irá alocar os participantes em um dos quatro grupos de consultoria disponíveis. Cada participante poderá indicar o tema de maior interesse, mas caberá à equipe de curadoria definir qual a consultora que acompanhará cada carreira.

Os quatro grupos de consultorias são:

(1)   Público e Identidade Artística, com Dani Ribas (Sonar Cultural)

(2) Estratégias de Lançamentos, com Daniela Rodrigues (Foco Na Missão e RASHID)

(3)  Marketing Digital, com Lívia Rangel (Agência Lira e ElevenCulture.com)

(4)  Comunicação e Imprensa, com Julianna Sá (DOBRA)

(B) INSPIRE Pocket

Com duração total de um mês e 4 encontros, artistas e profissionais em início de carreira serão beneficiados com 8 horas de consultoria coletiva online (vídeo conferências) ministradas por Leo Moraes (A Autêntica & IMA Conteúdo e Estratégia) e mais 8 horas de colaboração e troca de experiências entre os participantes mediadas pela equipe Música Mundo Conecta.

(C) INSPIRE Casas de Show

Com duração total de três meses e 13 encontros, representantes de casas de shows serão beneficiados com 16 horas de consultoria coletiva e 2 horas de consultoria individual, ministradas pelo consultor Guilherme Thiesen, curador e programador da casa Agulha (PoA/RS). Além disso, como parte do processo, serão organizados mais 15 horas de trabalho colaborativo. Os temas relacionados ao cotidiano da gestão do espaço, como programação, planejamento estratégico, formação de públicos, serão trabalhados juntamente com Léo Moraes, sócio da casa A Autêntica (BH/MG), e Letícia Rezende, sócia da casa Laboratório 96 (Uberaba/MG).

1.4. Para preenchimento do formulário nas modalidades INSPIRE e INSPIRE Pocket serão solicitados as seguintes informações: mini bio 1500 caracteres, 2 links para foto (mínimo 1 mb – quadradas), 2 links de gravação ao vivo (se houver), 2 links de videoclipe (se houver), links das principais plataformas de distribuição digital e redes sociais utilizadas.

1.5. Não serão aceitos quaisquer materiais físicos enviados por correio ou materiais digitalizados e enviados por e-mail. Também não será permitido o upload de arquivos, devendo todos os materiais serem enviados através de links abertos ou, se necessário, com a senha acompanhando o(s) link(s).

1.6. As inscrições com formulário incompleto serão desconsideradas.

1.7. A metodologia detalhada de cada modalidade será apresentada no primeiro encontro.

1.8. Todos os participantes deverão verificar o cronograma anexo e se comprometer a participar de todos os encontros.

1.8.1 Cronograma

INSPIRE: 

8, 15, 22 e 29 de março, das 19hs às 20hs

5, 12, 19, 26 de abril, das 19hs às 20hs

3, 10, 17, 24 de maio, das 19hs às 20hs

INSPIRE Pocket: 

8, 15, 22 e 29 de março, das 16hs às 18hs

INSPIRE Casas de Shows:

8, 15, 22 e 29 de março, das 16hs às 18hs

5, 12, 19, 26 de abril, das 16hs às 18hs

3, 10, 17, 24, 31 de maio, das 16hs às 18hs

* obrigatória a presença em todas as atividades.

1.9. Não haverá pagamento de prêmio, bem como este edital não prevê ajuda de custo para os participantes. 

1.10. Esse projeto é realizado através dos mecanismos de incentivo aprovados, em especial, na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, protocolo 2018.13608.0075.

2 – Participantes:

2.1 INSPIRE (20 vagas)

Poderão se inscrever representantes de qualquer projeto musical autoral, solo ou em grupo, de música instrumental ou canção, proveniente de qualquer região do Brasil. Serão disponibilizadas 16 vagas para projetos baseados em Minas Gerais e 4 vagas para projetos de outras regiões do Brasil, totalizando 20 vagas. Apenas um representante de cada projeto poderá participar do Programa Inspire, sendo obrigatória a presença em todos os encontros.

2.2 INSPIRE Pocket (10 vagas)

Poderão se inscrever representantes de qualquer projeto musical autoral baseado em Minas Gerais, solo ou em grupo, de música instrumental ou canção, que estejam, preferencialmente, no início da carreira. Apenas um representante de cada projeto poderá participar do Programa Inspire Pocket, sendo obrigatória a presença em todos os encontros.

2.3 INSPIRE Casas de show (15 vagas)

Poderão se inscrever representantes de casas de shows ou espaços culturais que programem música ao vivo, que estejam ativos ou inativos devido ao isolamento social ou que estejam em estágio de planejamento para abertura após o término do isolamento social. Os empreendimentos culturais deverão estar sediado em Minas Gerais ou estados limítrofes (Bahia, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo). Apenas um representante de cada projeto poderá participar do Programa Inspire Casas de show, sendo obrigatória a presença em todos os encontros.    

2.4 Todos os participantes devem ser brasileiros e maiores de 18 anos.

2.5. Não serão aceitas inscrições de artistas internacionais nesta edição do Programa Inspire.

2.6. É vedada a participação de funcionários da CEMIG, da Natura, da equipe de produção, gestão do projeto e da Curadoria, assim como seus parentes em primeiro grau.

3 – Seleção:

3.1. A comissão de seleção será composta pela equipe do Música Mundo Conecta.

3.2. Os selecionados serão informados a partir do dia 20 de fevereiro, através do e-mail e telefone cadastrado no formulário de inscrição. Os selecionados terão 3 dias corridos para confirmar sua participação, enviando por email o termo de compromisso assinado pelo representante da proposta inscrita nesta convocatória, sob pena de desclassificação.

3.3 A relação dos projetos selecionados será divulgada oficialmente no dia 01 de março de 2021 no site www.musicamundo.com.br

3.4. Serão considerados como critérios de avaliação: qualidade artística, trajetória, clipping e portfólio. Contudo, a fim de prezar pela diversidade, será feita uma seleção representativa e equânime, também levando em consideração etnia, identidade de gênero, orientação sexual, classe social e variedade de estilos musicais.

3.5. A avaliação dos critérios acima será realizada mediante material fornecido através do formulário google. É indispensável que todos os campos estejam preenchidos para a boa avaliação da proposta, incluindo links de: fotos, áudio, portfólio, clipping, epk, vídeos e qualquer material considerado de relevância para a apresentação do projeto.

3.6. A falta de informação ou veracidade quanto a qualquer informação que conste na ficha de inscrição poderá implicar exclusão automática do participante do concurso.

3.7. A Comissão Organizadora se reserva o direito de desclassificar, a qualquer tempo, o participante que não cumprir integralmente o disposto no presente edital. Os casos omissos neste regulamento serão soberanamente resolvidos pela comissão organizadora ou pela legislação vigente que seja aplicável a cada caso, não cabendo qualquer recurso a suas decisões. As decisões da comissão de curadorias serão irrecorríveis e irrevogáveis, salvo em caso de constatação de erro, falsidade ou outra condição impeditiva.

4 – Condições:

4.1. Ao se inscreverem nesta seleção, os proponentes autorizam a publicação e exibição dos produtos artísticos produzidos previamente e durante o programa, assim como o uso de imagens de foto e vídeo produzidas durante o Música Mundo 2020/2021 para fins de divulgação pelo evento e seus patrocinadores no site. A confirmação da seleção somente ocorrerá após a assinatura – por parte do proponente – do documento de Liberação de Uso de Imagem e do Termo de Compromisso.

4.2. Ao se inscrever, o grupo declara estar de acordo com este regulamento e garante que cumprirá todas as exigências deste, sob o risco de desclassificação caso não o faça.

4.3. O proponente será o único responsável pela veracidade da proposta e dos documentos encaminhados, isentando o projeto, Comissão Organizadora e o edital de qualquer responsabilidade civil ou penal. Na hipótese de o proponente ou qualquer entidade vinculada ao Concurso Cultural ser acionados judicial ou extrajudicialmente por ato relacionado a direito de imagem, plágio ou ofensa a direitos autorais, o selecionado que representou a obra que embasou a denúncia ou ação judicial deverá comparecer ao processo, assumindo inteiramente a responsabilidade pelos atos, bem como qualquer penalidade, cabendo exclusivamente a si a sua defesa e eventuais custos e indenizações.

4.4. A adesão ao concurso significa a concordância do participante com o uso do seu nome, da sua imagem e da sua voz, autorizando os organizadores, coordenadores, patrocinadores e apoiadores a utilizar para publicação, em toda e qualquer atividade de divulgação e apresentação do concurso e do projeto, tais como, mas não se limitando a: exibir as imagens em jornais, revistas, editoriais, canais de TV, pagos ou gratuitos, em locais públicos abertos ou fechados, em quaisquer territórios; reproduzi-las, por exemplo, mas não se limitando a: DVD, Cd-rom, Bluray, DCP, HDCam, DVCam, novos formatos digitais de alta resolução que venham a ser criados, sites de internet, plataformas de hospedagem de imagens, dentre outros suportes materiais que permitam a sua visualização, multiplicação e difusão de exemplares; armazená-las em computador, no todo ou em parte, para distribuição digital através de internet, telefones celulares, câmeras fotográficas e de filmagem, através de tecnologias de transmissão de dados; comunicá-las ao público através da radiodifusão para televisão, de sinal aberto ou fechado, e por qualquer sistema ou tipo de transmissão de sinais; exibi-las em aeronaves, embarcações e em outros meios de transporte ou em estabelecimentos comerciais de qualquer ordem; e/ou outras formas de comunicação ao público e de utilização e visualização. A utilização ora prevista não tem limitação de tempo ou vezes, e não caberá nenhuma remuneração.

4.5. Os participantes deverão manter atualizados seus contatos, não se responsabilizando a comissão organizadora pelas ausências de retorno e impossibilidade de contato e acesso.

4.6. Mais informações poderão ser obtidas por meio do e-mail producao@musicamundo.com.br. Serão aceitas apenas as inscrições entregues dentro do prazo e das normas de apresentação descritos neste edital.

4.7. Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Comissão Organizadora ou pela legislação vigente que seja aplicável a cada caso.

4.8. Fica eleito o foro da comarca de Belo Horizonte, Minas Gerais, como único competente para eventuais questões suscitadas e não dirimidas administrativamente.